8 Dicas para ganhar tempo na cozinha.

Vou te dar várias dicas práticas muito boas!
1-Deixe seus temperos e molho de salada pronto na geladeira !
A durabilidade depende do tipo, mas pelo menos 4 dias a maioria te espera feliz, saltitante e saudável na geladeira .
Vamos começar com o molho de salada. ( para ficar pronto na geladeira).
Assim:
*1 parte de limão ou vinagre (eu prefiro o limão, alem de vitamina C ai já garantida)
* o dobro ou 3x de azeite.
* Sal


Prontooooo.
Mas você pode esnobar....

*Coloque pimenta do reino, alho picadinho, um tiquinho de mostarda, alguma erva seca ou fresca que você tiver.... enfim, o que você quiser experimentar.

2- Temperos como cebola picada , alho, salsinha e cebolinha, coentro, também já lavados ou processados facilita absurdo.
Eu coloco as ervas em potes de vidro, um guardanapo em cima e deixo de ponta cabeça.
O alho e cebola, só pico e adiciono sal ou missô.
Dura legal, veja nas fotos:




3- Deixe kits de saladas prontas na geladeira.
Lave as folhas, deixe secar bem, coloque em um saquinho junto com um guardanapo de papel para absorver qualquer umidade que sobrou, e tire todo o ar, fechando bem. Para isso você pode ir apertando o saquinho ou usar um apetrecho simples, que chama tira ar, e vende em lojas de 1,99.
Deixe legumes também lavados e num pote fechado.


4-Deixe pronto também um sal de ervas, ou de especiarias.
Eles dão sabor, substitui até aqueles tabletinhos (do mal) de temperos que se usa para saborizar.
Gosto muito desta combinação:
É meu sal de ervas ou fito sal .Este é receita da Conceição Trucon. Ela vende o kit das ervas e o sal de Mossoró, mas também passa a receita, que você mesmo pode fazer.
Aqui vai....
250 gramas de Sal integral GROSSO e de qualidade + 7 gramas de semente de coentro, 7 gramas de semente de mostarda, 5,7 gramas de semente de pimenta do reino preta e 5 gramas de orégano .
Xereta o site da Conceição, é o doce limão. Sobre esse sal, ela explica propriedades e como faz detalhadamente.
Faço outras combinações também. Logo posto.
5- Faça germinados como por exemplo o de lentilhas (ensinei num post de uns dias atrás, dá uma olhada) ou de de quinoa.... São facílimos de fazer, e dá pra guardar na geladeira por uns 3 dias. Só jogar numa salada, daí já tem tem uma refeição completa. Relembrando .Deixe a lentilhas ( aquela comum mesmo, que se compra no mercado) de 8 a 12 hrs submersa na água .
Depois disso, descarte a água, enxágüe e mantenha sob a peneira de 8 a 12 hr no ar ( na verdade , quando aparecer o narizinho  , tá pronta) durante o processo da peneira,mantenha as sementes úmidas (não encharcada).
Essa técnica é chamada de germinação e é interessante porque super potencializa seu perfil energético e mantem suas enzimas ( ja que não sofre processo térmico).



6- Faça fermentados, de legumes, chucrute, kinchi... Eles duram meses na geladeira, são super saudáveis pois são alimentos repletos de lactobacilos vivos, te ajudando a manter uma flora super saudável. E são alimentos práticos, porque você pode misturar a uma salada, bater com uma castanha e fazer um patê, adicionar água e amornar transformando em uma sopa, usa-lo como recheio de um lanche.... 
Basicamente, é Ralar ou picar o legume escolhido, acrescentar  sal e massagear com as mãos até soltar o líquido do legume. Em um pote limpo colocar o legume e o liquido que ele liberou, deixá-lo submerso neste liquido é importante para não embolorar a conserva. Caso o legume não solte liquido, prepare uma salmoura e acrescente ate cobrir os legumes ( a medida é 20gr de sal para cada litro de água ) tomando o cuidado de deixar um espaço de ar entre o legume e a tampa . Fechar o vidro com um pano fino ou tampa sem rosquear e deixar fermentar fora da geladeira de 2 a 3 dias. Depois de fermentado armazenar na geladeira em pote fechado para ir consumindo.

7- Tenha sempre um missô de qualidade, orgânico na geladeira. Dura meses, e numa fominha, rapidamente você faz uma sopinha quentinha que te alimenta e tira aquele primeiro impulso de um ifood traz qualquer, kkkk, te dá tempo de pensar com o cérebro, não com a barriga, rsrsrsr.

8- Faça um daqueles, ou todos, antepastos que ensinei. São muito fáceis, práticos, duram muito tempo na geladeira e salvam a vida na hora que não se tem tempo.

Se inscreva lá no Face do Naturebices e Insta Naturebices também.  
Ah e se curte Yoga, escrevo também com  dicas práticas aqui.... 
Insta Yoga na prática , face do Yoga na Prática e Site do Yoga Na Prática 

Comentários