Passo a passo para fazer Leite de amêndoas e ricotinha ou chancliche e mais um monte de dicas bem boas !

Para o leite faça assim:
*Lave 1 xc de amêndoas cruas sem sal.Deixe de molho durante a noite ( o tempo pode variar de de 8 a 48 hs) (veja dica 1, pra ter sempre amêndoas hidratadas e facilitar a sua vida muitoooo). 

*Bata com água (3 a 4 vezes a quantidade de amêndoas hidratadas).

*Coar num coador de voal (veja a foto dele na postagem) ou improvise uma peneira de trama bem fechada (assim vai dar mais trabalho, melhor fazer logo seu coador de voal, ou tule, aquele pano de cortina,  é muito fácil e muito útil, vai por mim,  ensino aqui: COADOR DE VOAL, OU PANELA FURADA. COMO FAZER?).


Esta pronto o bonitão!!!!!

Agora vem as Dicas e a receita do “Chancliche"

DICA 1. Para facilitar você pode lavar bem as amêndoas, jogar uma água fervente por cima . Coloque uma nova água filtrada e deixe de molho na geladeira . Toda vez que você quiser fazer uma receita com ela, as amêndoas já estarão no jeito. Só pegar e bater. Prático pra você fazer seu leite, ricotinha, chancliche, bolachas…..
Esta mesma dica você pode usar com as castanhas de caju. É uma mão na roda ter uma castanha hidratada sempre a disposição para fazer uma maionese, um creme…. enfim. Te digo que essa dica é de ouro pra ser prático e rápido no dia a   dia. Ah, sempre que for usar, cheire e olhe pra ver se tá tudo ok. Normalmente deixo até 2 semanas.

DICA 2. Você pode colocar uma pitada minúscula de sal para aumentar a durabilidade do seu leite. Adicionar umas gotinhas de extrato de baunilha também é bem legal. Suaviza o sabor das amêndoas. 

DICA 3. Esse leite dura tranquilo uns 3 dias na geladeira. Gosto de usa-lo com chocolate, batido em vitaminas.Pode aquece-lo, mas acho melhor não ferver . Com café, particularmente prefiro o leite de coco com inhame (tem o sabor bem neutro, ja dei a receita dele por aqui), mas isso é beemm pessoal. Sei que o de amêndoas é a preferência de muita gente.

DICA 4. Para um leite já mais saborizado ( e mais gostoso)  Deixe de molho em outro pote, umas 4 tâmaras. Na hora de processar as amêndoas, coloque-as junto. 

DICA 5. Se não for usar o resíduo agora, não se aperrenhe, Esprema umas gotas de limão, misture e leve a geladeira para esperar você pega-lo e fazer a receita de chancliche, ou ricota temperada.
Olha lá a receita.

PARA O CHANCLICHE.
Chancliche é aquele queijinho temperado delicioso árabe, parecido com uma ricotinha temperada. Aqui uma versão vegana fácil e super delicia.

Misture a essa massa da amêndoa que sobrou do leite:
tomate picadinho, oregano, azeite, cebola picadinha, sal , pimenta, paprika defumada.
Hummmm, fica muito bom!

Você pode moldar bolinhas e regar com azeite para servir com torradinhas, bases de pepino, abobrinha ou berinjela. Com fatias finas de beterraba também super combinam. ( marine com limão e sal por pelo menos 1 hora antes as fatias da beterraba, ficam deliciosas e meio como cozidas)

E você ja viu o LEITE DE COCO E INHAME, FÁCIL DE FAZER E DELICIOSO. Meu preferido com café.

Se inscreva lá no Face do Naturebices e Insta Naturebices também.  
Ah e se curte Yoga, escrevo também com  dicas práticas aqui.... 
Insta Yoga na prática , face do Yoga na Prática e Site do Yoga Na Prática 

Comentários