Poke veg de Quinoa que pode virar também Hambúrguer de Quinoa

Um prato ( que vira 2 😁😋) prático e super do bem !
A foto é auto explicativa, mas vamos aos detalhes.
Você pode fazer a QUINOA de 3 maneiras;
Germinadas,
Lave bem os grãozinhos e deixe de molho na água de 4 a 8 horas. Dispense a água e coloque para germinar no ar em uma peneira por mais12 a 24 horas (observe quando sair o narizinho) lavando duas ou três vezes durante esse processo para mantê-las úmidas. Com esse tempo de germinação as sementes vão ficar bem molinhas e prontas para o consumo.
Cozidas como você faz o arroz (mesmíssimo processo) ou 
Cozida em bastante água como se cozinha o macarrão (neste caso, você escolhe fácil o ponto que você quer os grãozinhos), ai é só coar e pronto.
Obs: pode temperar ou não a água, você escolhe.
Quanto as LENTILHAS germinadas.
Primeiro deixe de 8 a 12 horas na água e depois por 12 a 24 horas , numa peneira, no ar (mantendo-as úmidas). O tempo certo é quando aparece os narizinhos.
Coloque Tomates, cebolas, pimenta picadinhos.
Mas pode acrescentar o que sua imaginação ou geladeira tiver, rsrsrsr
Exemplo: cenoura ralada, milho, ervilha, edamame, cogumelos, shitakes, abacate, folhas de alga picadinhas,semente de girasol, tofu, brotos, moyashi.....
Faça um molho de salada que você goste, ou se quiser uma sugestão básica, que depois você pode deixar na geladeira por ate 4 dias, lá vai...
*1 parte de limão ou vinagre (eu prefiro o limão, alem de vitamina C ai já garantida)
* o dobro ou 3x de azeite.
* Sal
Prontooooo.
Mas se quiser, acrescente:
* pimenta do reino, alho picadinho, um tiquinho de mostarda, alguma erva seca ou fresca que você tiver.... 
Uma segunda opção, ou para o dia seguinte!
Virando HAMBúRGUER !!!

Aí é aquele sossego de quem já sabe o que fazer e tem tudo encaminhado.... ufa! 😁
O legal desse prato ( o anterior, da foto) é que se sobrar (e sempre faço a mais), no dia seguinte bato tudo que esta no bowl ,no processador.
Acrescento uma farinha natureba que faço, é assim: 1 xc de semente de girassol sem casca, 2 colh.sopa de linhaça dourada, pitada de sal e pimenta do reino (fica muito boa ),mas use a da sua preferência.
Uso essa farinha que tem a linhaça, então não preciso colocar ovo pra dar liga. 
Daí você pode dar uma incrementada ( se quiser, mas não precisa.) acrescentando shitake, ou berinjela, ou abobrinha, palmito... enfim, o que você tiver. 
A massa fica molenga, então numa forma untada, você coloca colheradas da mistura , pode deixar na geladeira para dar uma firmada se quiser e depois leva ao forno 220 graus por 15 minutos de um lado e 7 do outro. (use o dourador se o seu forno tiver, por todo período).
Estes bolinhos, ou hambúrguer congelam super bem.
Se você germinou a quinoa, e gosta da pegada crua, e tem o desidratador, aí é maravilha! Neste caso também processo junto a lentilha germinada e no lugar do forno,
leve para desidratar, as primeiras horas a 60 graus, depois mantenha os 42 graus . Deixe o tempo que a textura te agradar.
Show heimmmm

Comentários